quinta-feira, 23 de junho de 2011

23 de junho de 1911 - 23 de junho de 2011

Esta data marca os cem anos de nascimento de uma pessoa extraordinária.
Que deixou a todos que tiveram o privilégio de conviver com ele um legado de alegria, bom humor, compreensão, ternura, decência e a convicção de que cada um de nós pode alcançar os nossos objetivos, graças ao próprio esforço.
Seu grande prazer era agradar os outros, o que fazia com muita dedicação e mimo. Não podia saber que alguém precisava ou tinha desejo de alguma coisa, que movia céus e terra para tornar isto realidade.
Nadava como poucos e adorava saltar da ponte para os rios cheios no inverno, com mortais acrobáticos, provocando suave censura da esposa, que achava aquilo exibicionismo dispensável.
Exímio pé-de-valsa, não perdia arrasta-pé de Campo Maior a Castelo, no Piauí, em seus tempos de solterice, montado em poderosa bicicleta para estes deslocamentos.
Funcionário público do Ministério da Fazenda, andou pelas coletorias de Piracuruca, Senador Pompeu, Cascavel, proporcionando aos filhos, ricas vivências. Encerrou sua carreira em Fortaleza, quando se aposentou como Auditor Fiscal do Tesouro Nacional. Sua entrada no serviço público se deu através de concurso, livrando-o de pedir favores ou prestar vassalagem a quem quer que fosse, o que lhe rendeu admiração firme a Getúlio Vargas, que introduziu este instrumento, até a sua morte.
É muito difícil descrever em palavras uma pessoa que era puro sentimento.
Para mim uma data especial.
Obrigado, papai, por tudo que você deixou conosco.

2 comentários:

  1. Grande "seo" Batista!
    Fiel ouvinte de rádio, pelo qual acompanhou a evolução da Segunda Guerra Mundial, em ondas curtas, no interior do Brasil e não perdia nenhuma edição da Voz do Brasil.
    Morando na capital adorava os programas esportivos e os comentários sobre seu time.
    Até nisto demonstrava seu grande coração. Optou torcer pelo mais necessitado.

    ResponderExcluir